Programa Escola+Paz | Viamão
Construindo Comunidades Escolares Restaurativas no Rio Grande do Sul
SEJA UM FACILITADOR - VIAMÃO

Sobre o Programa

O Escola + Paz integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu objetivo é buscar a prevenção e resolução de conflitos nas comunidades escolares dos territórios atendidos pelo POD, alicerçado no diálogo.

Esta iniciativa tem como base a Justiça Restaurativa, que utiliza as práticas dos Círculos de Paz. Através de 20 multiplicadores formados e supervisionados pela Escola da AJURIS, serão formados 1.200 facilitadores até o fim da primeira etapa, que abrange comunidades escolares da região metropolitana nos territórios da Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Alvorada e Viamão.

Sobre o território

O município de Viamão foi a primeira capital do RS e um dos seis territórios incluídos no Programa Escola + Paz do Estado do Rio Grande do Sul. Tem uma população estimada de 251 033 habitantes em 2017. É o maior município em extensão territorial da Região Metropolitana da Capital. A extensão do seu território é retratada, também, na diversidade de suas escolas. Encontramos escolas com características urbanas, rurais e indígenas. No território, segundo dados da Secretaria do Estado do RS, existem 100 escolas públicas (32 estaduais, 68 municipais) e 30 particulares, incluindo as escolas infantis. As formações no Município de Viamão têm recebido a acolhida das comunidades escolares e foram realizadas em diferentes regiões do território buscando uma maior capilaridade de parcerias e facilitadores formados.

CENTRO DA JUVENTUDE VIAMÃO

Conheça os facilitadores formados da turma OITO e NOVE de Viamão

Se a esperança tem face, certamente, ela seria retratada pelo rosto de tantas pessoas de bem como estas que conheci. Namastê!

Formações em Viamão seguem em alta

As formações do Escola+Paz no território de Viamão estão possibilitando uma parceria entre escolas, instituições e programas, bem como uma ferramenta eficaz na […]

Março, mês em que a Cultura de Paz foi semeada em Viamão.

Facilitadores da turma 6 e 7 de Viamão, Supervisão no Instituto Estadual Isabel de Espanha e planejamento das formações com coordenação do Centro […]

ENCONTRE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS TERRITÓRIOS AQUI:

Contatos

Telefone: 54 999452288
rachelivanir@hotmail.com
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Pular para a barra de ferramentas Sair