Programa Escola+Paz | Lomba do Pinheiro
Construindo Comunidades Escolares Restaurativas no Rio Grande do Sul
SEJA UM FACILITADOR - LOMBA DO PINHEIRO

Sobre o Programa

O Escola + Paz integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu objetivo é buscar a prevenção e resolução de conflitos nas comunidades escolares dos territórios atendidos pelo POD, alicerçado no diálogo.

Esta iniciativa tem como base a Justiça Restaurativa, que utiliza as práticas dos Círculos de Paz. Através de 20 multiplicadores formados e supervisionados pela Escola da AJURIS, serão formados 1.200 facilitadores até o fim da primeira etapa, que abrange comunidades escolares da região metropolitana nos territórios da Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Alvorada e Viamão.

Sobre o território

O bairro Lomba do Pinheiro pertence à região leste da cidade de Porto Alegre e tem como característica predominante ser um bairro de grande extensão territorial, majoritariamente rural, com população estimada em 51.415 habitantes. Foi definido como categoria de bairro apenas em 1997, pois anteriormente a região era dividida em grandes extensões de terras de famílias portuguesas, que movimentavam o comércio com o cultivo de hortas, animais e produtos derivados.

Atualmente a região da Lomba do Pinheiro é considerada como periferia em relação ao centro da cidade, o que lhe confere, por vezes, certa dificuldade de acesso às Políticas Públicas Sociais. Entretanto, o bairro também traz como aspecto marcante a articulação comunitária, com importantes associações e instituições que reúnem os moradores e trabalhadores para buscar a melhoria dos serviços e garantia de acesso aos equipamentos de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança, Habitação e outras áreas comuns à convivência. Uma das manifestações desta positiva articulação da rede foi a criação do Conselho de Segurança Escolar, reunindo a comunidade escolar para discutir estratégias de combate à violência e propagação de uma Cultura da Paz no território.

CENTRO DA JUVENTUDE LOMBA DO PINHEIRO

Estão abertas as inscrições para as formações gratuitas em Círculos de Construção de Paz na Lomba do Pinheiro

Você quer se tornar um(a) Facilitador(a) de Círculos de Construção de Paz? Você reside, trabalha ou atua de alguma forma no território da […]

Profissionais do Policiamento Comunitário tornam-se Facilitadores de Círculos de Construção de Paz

A última turma de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz formada na Lomba do Pinheiro, no fim de março deste ano, contou […]

Escola + Paz já formou 135 Facilitadores de Círculos de Construção de Paz na Lomba do Pinheiro

Do final de julho do ano passado até o final do mês de março deste ano, 135 pessoas passaram pela primeira etapa da […]

ENCONTRE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS TERRITÓRIOS AQUI:

Contatos

Telefone: 51 981527652
jrlombadopinheiro@gmail.com
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Pular para a barra de ferramentas Sair