Programa Escola+Paz apresenta resultados e metas para 2019 nesta sexta-feira

Tags:

Data: 13/12/2018

Postado por: Redação Escola+Paz

Os primeiros seis meses de trabalho para a implantação da cultura de paz nas escolas gaúchas já somam resultados. Nesta sexta-feira (14/12), quase 600 facilitadores de paz receberão a certificação do Programa Escola+Paz. São professores, diretores de escolas, pedagogos e outros representantes da comunidade escolar. O encontro ocorrerá na sede da Escola de Magistratura da Ajuris, às 17h, em Porto Alegre (rua Celeste Gobbato, 229).

A estratégia de pacificação está sendo aplicada em comunidades escolares de seis territórios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Abrange a Capital (nos bairros Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta) e os municípios de Alvorada e Viamão. A iniciativa é do governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e das Cipaves, em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).

As escolas são convidadas a implantar as práticas restaurativas no seu cotidiano como ferra451menta pedagógica e instrumento de fortalecimento do convívio escolar e resolução de conflitos. Até junho de 2019, a metodologia dos círculos de construção de paz habilitará 1.200 facilitadores. O objetivo é também absorver o atendimento extrajudicial de conflitos mais graves e atos infracionais de menor potencial ofensivo, como já previsto em lei federal.

Site

No evento, nesta sexta-feira, também será lançado o site Escola+Paz. Além de sintetizar o propósito do projeto, a página na internet oferece notícias, vídeos, fóruns de discussão e acesso ao manual Círculos em Movimento para os usuários cadastrados.

Programação

14 de dezembro, das 17h às 19h – Porto Alegre

  • Entrega dos certificados de formação para 591 facilitadores de Círculos de Construção de Paz nas escolas.
  • Lançamento do Manual Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa”, escrito por Carolyn Boyes-Watson e Kay Pranis.
  • Lançamento do site Escola+Paz (escolamaispaz.org.br). Além de sintetizar o propósito do programa, o site oferece um espaço para discussão sobre o tema, bem como o acesso ao Manual “Círculos em Movimento.
  • Apresentação dos resultados de 2018 do programa Escola+Paz e das ações para 2019.