Notícias

Profissionais do Policiamento Comunitário tornam-se Facilitadores de Círculos de Construção de Paz

Tags:

Data: 22/04/2019

Postado por: Vitória Cherfên

A última turma de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz formada na Lomba do Pinheiro, no fim de março deste ano, contou com a presença de dois profissionais integrantes do Policiamento Comunitário, os soldados Franck e Vieira.

Formados como Facilitadores, eles contam como perceberam o curso:

Foi importante para o autoconhecimento, pra revermos as nossas atitudes… não temos esse tempo de proximidade e afeto com a comunidade, então participar do curso com outras pessoas foi muito bom pra criar este vínculo“, diz o soldado Franck Simar de Almeida Vasconcelos, policial há 13 anos e inserido no policiamento comunitário desde a sua implantação, há cerca de 01 ano e meio. Ele comenta também que historicamente a polícia tinha proximidade com as comunidades, mas com a chegada das chamadas para atendimento das ocorrências via telefone,  passou a aparecer apenas após o ato delitivo acontecer. Segundo ele, reforça a ideia de que “onde tem polícia as pessoas associam que tem problema”.

Para a Justiça Restaurativa, os Círculos de Construção de Paz são um espaço para construir, fortalecer e restaurar relacionamentos, com base no compartilhamento dos valores importantes para cada integrante. A “segurança” é um valor fundamental e intrínseco para o desenvolvimento dos relacionamentos, e dentro do espaço do Círculo é possível acolher e proporcionar uma conversa em que as pessoas sintam-se verdadeiramente seguras.

Soldado Vieira, nas dependências do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA)

Os soldados Franck e Vieira explicam como atua a Polícia Comunitária: “Nós temos uma base comunitária, e buscamos uma aproximação com as pessoas, sem que haja ocorrência. A ideia é que a comunidade nos enxergue como apoio, pois a gente faz parte desta comunidade, e a nossa presença é para fortalecer esse vínculo, para a prevenção dos conflitos“, conta o soldado Nilson Vieira Dama, policial também há 13 anos.

Policiamento Comunitário no Programa de Oportunidades e Direitos

Para promover uma cultura de paz, o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) busca a aproximação das forças de segurança da comunidade e a garantia de espaços de convivência mais seguros. A implantação de 6 bases integradas da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal e a aquisição de motos, vans e micro-ônibus, com reforço dos efetivos, estão permitindo uma atuação mais efetiva dos agentes. Isso porque, os policiais conversam com os moradores e conseguem identificar as principais demandas das comunidades e também como enfrentar os desafios nesses territórios.

Com a capacitação de policiais para o policiamento comunitário, acredita-se que a polícia, os jovens e a sociedade se tornam mais próximos e o vínculo se torna mais saudável. Já são quase mil policiais treinados atuando nas seis regiões do Programa.

O Círculo como espaço de auto-cuidado

O policial que atua na prevenção é um profissional mais saudável, física e emocionalmente, pois consegue antever as situações com calma, construir vínculos, pensar de forma sistêmica, e isso ajuda a resolver o problema“, diz o soldado Franck logo após um encontro de supervisão ofertado pelo Programa Escola + Paz, em que discutimos os Pressupostos Centrais da metodologia dos Círculos de Construção de Paz.

O que a gente precisa é atender as pessoas de forma holística, como aprendemos aqui, pois a filosofia da Polícia Comunitária é muito parecida com a filosofia dos Círculos de Construção de Paz. Ninguém quer ser roubado ou violentado. As pessoas querem se sentir protegidas. (…) Nós estamos engajados em colocar esta prática no nosso dia a dia, para implantar esta filosofia e fortalecer o nosso trabalho”, ressalta Franck.

Com esta parceria promissora, a implantação da metodologia dos Círculos de Construção de Paz nos territórios vai ganhando solidez e esperança!

Contatos

Telefone: 51 981527652
jrlombadopinheiro@gmail.com
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Pular para a barra de ferramentas Sair