Notícias

Escola no Rubem Berta incorpora na sua rotina os Círculos de Construção de Paz

Tags:

Data: 06/05/2019

Postado por: Mateus Gomes Alves

Depois de formar 23 Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, a escola Júlio Brunelli, localizada no bairro Rubem Berta, decidiu aderir a metodologia do Escola + Paz na rotina da escola. Isso significa que, a partir de agora, professores, funcionários e alunos poderão contar com um núcleo de Justiça Restaurativa na comunidade.

A Diretora da escola, Vanice Loose, fez parte da primeira turma formada no território e é grande incentivadora das práticas circulares na Escola. Isso porque, de acordo com ela, a metodologia do Círculo de Construção de Paz, antes de mudar a rotina da Escola, muda as pessoas.

“É mais do que reunir as pessoas em Círculo, é uma forma de pensar restaurativamente. E é essa forma de pensar, que provoca a mudança no ambiente escolar. Com isso a relação entre a equipe de trabalho e da equipe, para com a comunidade escolar, melhorou muito”, afirma Loose.

 

Cerca de 35 alunos sentados em círculos, no meio da quadra de futebol da escola Júlio Brunelli, no bairro Rubem Berta.

Círculo de Construção de Paz na escola Júlio Brunelli, localizada no bairro Rubem Berta.

 

Assim como os círculos, os elementos e etapas da metodologia tem se mostrado muito importantes na rotina da Escola, como a utilização do Objeto da Palavra e as rodadas de Check-In e Check-Out. Isso porque o objeto organiza a fala e aprendizagem, enquanto o Check-In e Check-Out servem para saber como os alunos estão se sentindo.

Contatos

Telefone: 51 994002137
jrrubemberta@gmail.com
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Pular para a barra de ferramentas Sair