Downloads

A disponibilização do material didático Círculos em Movimento no website será feita através de blocos com um conjunto de conteúdos, seguido de arquivos individualizados com os diversos conteúdos que formam parte daquele bloco.

FAÇA SEU PRIMEIRO DOWNLOAD (sem login): Circulos em Movimento BLOCO I

BLOCO I / APRESENTAÇÕES
  • Agradecimentos
  • Círculos em Movimento no Brasil
  • Índice
  • Apresentação por Kay Pranis
  • Escola + Paz
  • Por que trazer os círculos para as escolas?
  • A fundamentação teórica para a prática de círculos nas escolas
  • Nossos 7 pressupostos básicos
  • Pensando sobre relacionamentos saudáveis nas escolas
  • O poder e o desafio dos círculos nas escolas
  • Como funcionam os círculos
  • 1.2. Apresentac?a?o dos Ci?rculos nas Escolas
  • 1.3. Apresentac?a?o do Objeto da Palavra
  • 1.4. Ci?rculo para Confeccionar um Objeto da Palavra
  • 1.5. Ci?rculo para Praticar o Uso do Objeto da Palavra
  • 2.2. Ci?rculo para Planejar Nossa Comunidade de Sala de Aula para que Atenda a?s Nossas Necessidades
  • 2.3. Ci?rculo para Explorar Nossos Valores em Ac?a?o
  • 2.4. Ci?rculo de Consenso para os Acordos de Sala de Aula
  • 2.5. Ci?rculo para Conferir as Diretrizes (I) Definindo Nossas Intenc?o?es
  • 2.6. Ci?rculo para Conferir as Diretrizes (II) Ci?rculo II: Medindo a Temperatura do Clima da Sala de Aula
  • 3.2. Ci?rculo para Verificar a Compreensa?o
  • 3.3. Ci?rculo para Aumentar o Vocabula?rio
  • 3.4. Compartilhando Textos dos Alunos em Ci?rculo de Leitura
  • 3.5. Ci?rculo para Praticar uma Li?ngua Estrangeira Ni?vel Iniciante e Intermedia?rio
  • 3.6. Ci?rculo para Compartilhar Reflexo?es
  • 3.7. Ci?rculo: Usando Livros de Histo?rias para Ensinar Valores
  • 3.8. Ci?rculo para Falar em Tarefas de Casa/Estudos
  • 4.2. Ci?rculo de Celebrac?a?o
  • 4.3. Ci?rculo para Demonstrar Gratida?o e Considerac?a?o
  • 4.4. Ci?rculo para Manterem-se Unidos
  • 4.5. Ci?rculo para Discutir o que e? Amizade
  • 4.6. Ci?rculo: Projetando meu Futuro
  • 4.7. Ci?rculo: O Que Significa Sucesso
  • 4.8. Ci?rculo de Construc?a?o de Relacionamento
  • 4.9. Ci?rculo para Explorar as Dimenso?es de nossa Identidade
  • 4.10. Ci?rculo: A Caixa do Ge?nero
  • 4.11. Ci?rculo: Elementos de uma Relac?a?o Sauda?vel
  • 4.12. Ci?rculo: Escolhendo Amigos de Confianc?a
  • 4.13. Construc?a?o de uma Equipe Esportiva Ci?rculo de Relacionamentos
  • 4.14. Construc?a?o de uma Equipe Esportiva Ci?rculo: Aprofundando Relacionamentos
  • 4.15. Ci?rculo Para Refletir a Respeito de Vencer e Perder
  • 4.16. Ci?rculo de Reflexa?o apo?s um Jogo
  • 5.2. Quem e o Que Nos Faz Sentir Bem
  • 5.3. Lidando com as Dores Internas e Externas
  • 5.4. O Que Te Provoca Raiva?
  • 5.5. O Que Te Preocupa?
  • 5.6. Previsa?o Dia?ria do Tempo Emocional
  • 5.7. Quem Sou Eu de Verdade?
  • 5.8. Ci?rculo do Espac?o Seguro
  • 6.2. Sentir-se Exclui?do
  • 6.3. Vamos falar de Bullying
  • 6.4. O Impacto da Fofoca
  • 6.5. Luto: Lidando com a Dor da Perda
  • 6.6. Resposta ao Trauma da Comunidade
  • 6.7. Lidando com as Perdas
  • 6.8. Ci?rculo: Mascarando o Sofrimento
  • 6.9. Compreendendo o Trauma
  • 6.10. Testemunhando Viole?ncia
  • 6.11. Rai?zes da Viole?ncia Juvenil
  • 6.12. O Impacto das Hierarquias Sociais sobre Mim
  • 6.13. Falando sobre Desigualdade, Privile?gio e Opressa?o
  • 6.14. O que Sabemos a Respeito de Rac?a?
  • 6.15. Ci?rculo: Que Diferenc?a Faz a Rac?a?
  • 6.16. Explorando Nossos Sentimentos sobre Rac?a
  • 6.17. Explorando o Privile?gio Branco
  • 6.18. Explorando o Impacto da Desigualdade Social
  • 6.19. Pensando sobre Ge?nero e Viole?ncia
  • 6.20. Pensando a respeito da Desigualdade de Ge?nero
  • 6.21. Ci?rculo (para Meninas): Pensando e Conversando a respeito dos NOSSOS Limites
  • 6.22. Asse?dio Sexual e o Espectador
  • 6.23. Amor e Casamento
  • 7.2. Ci?rculo de Reflexa?o Semanal com a Equipe de Trabalho
  • 7.3. Ci?rculo de Construc?a?o de Equipe
  • 7.4. Por Que Relacionamentos Sa?o Importantes na Escola
  • 7.5. Apoiando Um ao Outro Quando o Trabalho e? Difi?cil
  • 7.6. Ci?rculo de Autocuidado
  • 7.7. Avaliac?a?o da Aula pelo Professor e Alunos
  • 7.8. Reunia?o de Pais e Mestres
  • 7.9. Como Esta?o as Crianc?as?
  • 7.10. Explorando Nossos Pressupostos Ba?sicos
  • 7.11. Avaliando nosso Progresso no Avanc?o em Direc?a?o a uma Cultura Escolar Restaurativa
  • 8.2. Ci?rculo para Pais Construindo Apoio em Pequenos Grupos
  • 8.3. Ci?rculo para Pais Feedback para a Escola
  • 8.4. Envolvimento Fami?lia-Escola
  • 8.5. Considerando nosso pro?prio Relacionamento com a Escola
  • 8.6. Parceria entre Comunidade e Escola
  • 8.7. Construindo Pontes para uma Nova Comunidade de Imigrantes
  • 9.2. Ci?rculo: Criando a Visa?o de uma Vida Boa
  • 9.3. Grupos de Alunos com Enfoque em um Problema ou uma Poli?tica da Escola
  • 10.2. Ci?rculo de Apoio Intensivo: Mapa de Recursos
  • 10.3. Ci?rculo de Apoio Intensivo: Elaborando um Plano
  • 10.4. Ci?rculo de Apoio Intensivo: Check-In
  • 10.5. Ci?rculo de Apoio Intensivo: Celebrac?a?o
  • 10.6. O Que Deu Certo em Sua Fami?lia
  • 11.2. Entendendo a Estrutura da Justic?a Restaurativa para Lidar com o Dano
  • 12.2. Modelo para um Ci?rculo sobre um Conflito
  • 12.3. Modelo para um Ci?rculo de Sile?ncio como Resposta Imediata a um Conflito
  • 12.4. Ci?rculo em Sala de Aula para Responder ao Dano sem Foco no Ofensor
  • 12.5. Ci?rculo de Acolhida apo?s uma Suspensa?o
  • Apêndice 2 – Aberturas e encerramentos
  • Apêndice 3 – Estudos teóricos sobre porque os círculos são importantes nas escolas
  • Apêndice 4 – Recursos
  • Apêndice 5 – Guia de nível para círculos
  • Contatos

    Telefone: 51 3284.9000
    E-mail: contato@circulosemmovimento.org.br

     

    pt_BRPortuguese
    pt_BRPortuguese
    Pular para a barra de ferramentas