159 facilitadores concluem formação mais complexa em Círculos de Construção de Paz

Tags:

Data: 17/07/2019

Postado por: Redação Escola+Paz

Atuar na prevenção e resolução de conflitos por meio da metodologia de Círculos de Construção de Paz é o que levou 159 profissionais a participarem de todas as etapas do Programa Escola + Paz. Agora, com a conclusão da formação mais complexa, estão aptos a aplicarem os aprendizados nas seis comunidades escolares dos territórios vinculados à iniciativa: Alvorada, Viamão e Porto Alegre (bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro e Restinga).

Ao todo, foram sete turmas de formações avançadas em círculos restaurativos complexos, totalizando 168 horas de atividades. “O objetivo central é entregar profissionais habilitados para servirem de apoio e referência ao trato de problemas do cotidiano das escolas e dos Centros da Juventude”, explicou Rafaela Duso, instrutora e integrante da equipe técnica do Programa Escola + Paz.

“A atuação do facilitador restaurativo possibilita que todos sejam escutados na comunidade escolar, atendendo às necessidades dos envolvidos e, principalmente, transformando o conflito em uma oportunidade pedagógica de aprendizado”, destacou a instrutora e integrante da equipe técnica do projeto, Katiane Boschetti da Silveira.

Um degrau de cada vez

Para chegar na etapa de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz para aplicações mais complexas/conflitivas, os participantes precisaram antes passar pelas formações básicas e avançadas de alinhamento conceitual e metodológico, instrumentalização, práticas restaurativas e supervisões.

Após subir estes degraus, os facilitadores foram preparados para a realização de Círculos de Superação (Trauma), Círculo de Tomada de Decisão, Círculo de Reintegração, Círculo de Suporte (Apoio) e Círculo de Conflito.

Onde podemos chegar

De acordo com Katiane e Rafaela, que ministraram as formações, a aplicação da metodologia de círculos em situações mais complexas ou de conflitos podem se tornar a base para a construção do senso de comunidade nas escolas, assim como mantê-las saudáveis e seguras.

As atividades possibilitam que crianças e jovens, bem como as famílias e os profissionais das escolas, consigam desenvolver habilidades de convivência, fortalecendo a cultura do bem-estar de todos.

Confira imagens da última turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos:

6ª turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos:

5ª turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos:

4ª turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos:

3ª turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos:

2ª turma de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos: